Câmara Municipal de Bacuri - Ma

Radar da Transparência
Acessibilidade Acessibilidade
Libras

História

História

O município de Bacuri teve sua origem populacional através do mar, vez que ficava estrategicamente e geograficamente situado entre as cidades de Turiaçu e Cururupu. A partir de 1928, a formação dos povoados na beirada do continente e o crescimento dessas históricas cidades, fizeram com que Bacuri se tornasse primeiramente, um dormitório de viandantes e depois num centro de comércio de trocas, que foi se fortalecendo a partir dos anos 30 e 40 do século passado. A partir da década de 30, Bacuri foi se empoderando de povoados e praias da região e foi se tornando um núcleo populacional, onde em menos de 30 anos saiu de 28 residências para 400 moradias. 
O território foi habitado primitivamente pelos indígenas e posteriormente, nele se fixaram portugueses e africanos que passaram a desenvolver a agricultura, dando prioridade à cana de açúcar, mandioca e milho. Paralelamente, era praticado o extrativismo da amêndoa de babaçu, além do cultivo da pimenta-do-reino e da cana-de- açúcar, fazendo assim, surgir vários engenhos para fabricação de rapadura, aguardente e açúcar. Ainda assim, a região não conseguiu prosperar, haja vista que somente no século XX teve a sua emancipação. 
O povoado foi elevado à categoria de município com a denominação de Bacuri, pela Lei Estadual nº 2154, de 16-12-1961, e essa elevação se deu por conta do trabalho incansável do Sr Rui Aranha, que percebeu o potencial de crescimento do povoado e passou a trabalhar em prol dessa causa, como desbravador de nossa emancipação. 
O nome Bacuri, não tem uma origem gramatical e etimologicamente bem definida, mas tem-se a concisão de que decorre de dialetos e experiências de povos indígenas. Entretanto a teoria mais utilizada pelos bacurienses, decorre de que a primeira missa no local fora celebrada à sombra de um bacurizeiro e como durante o ato religioso caíram alguns frutos, Frei David, que era o celebrante, exclamou: “Bacuri”! Daí, a origem do topônimo. Gentílico: bacuriense. 
Bacuri foi emancipado e instalado no dia 02 de janeiro de 1962, tendo como prefeito interino o Sr. Rui Aranha Barbosa, que mais tarde fora sucedido pelo primeiro prefeito eleito, Antônio Amado Joaquim.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bacuri, pela Lei Municipal nº 1, de 22-04-1893, subordinado a vila de Cururupu. 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Bacuri figura no município de Curupu. 
Em divisão administrativa referente ao no de 1933, o distrito não figura no município de Curupu. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.  
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bacuri, pela Lei Estadual n.º 2.154, de 16-12-1961, desmembrado de Cururupu (ex-localidade). Sede no antigo distrito de Bacuri. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-01-1962. 
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2020.

Fonte

BACURI (MA). Prefeitura. Disponível em: https://www.bacuri.ma.gov.br/cidades/cidades/. Acesso em: 8 jan. 2021.

ENDEREÇO

Avenida 07 de Setembro, 210 - Centro
Bacuri - Maranhão - CEP: 65.270-000
CNPJ: 04.516.638/0001-30

ATENDIMENTO

Expediente: De segunda à sexta-feira
Das 8h às 12h
Telefones: (98) 98502-7014
E-mail: faleconosco@cmbacuri.ma.gov.br

As sessões acontecem nas sextas,
a partir das 09h
Local: Plenário da Câmara Municipal

e-SIC

Avenida 07 de Setembro, 210 - Centro
Bacuri - Maranhão - CEP: 65.270-000
E-mail: esic@cmbacuri.ma.gov.br

OUVIDORIA

E-mail: ouvidoria@cmbacuri.ma.gov.br